Comunicado à sociedade de Sapucaia do Sul sobre a duplicação da ERS-118

11/09/2012 18:16

De Secretaria ACIS

1 Comentário


A Associação Comercial, industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul – ACIS vem a público esclarecer os motivos de sua decisão em solicitar ao Ministério Público, a instauração de Inquérito Civil com relação à condução da obras de duplicação da Rodovia ERS-1118.

Através de sua diretoria e de seus sócios, em março de 2012, a Entidade tomou conhecimento do projeto da ERS-118, referente ao trecho que atravessa o Município. Nessa ocasião identificou que a duplicação da rodovia a tornaria uma via expressa de alta velocidade com quatro pistas centrais e duas laterais.

Constatou também, que o projeto ora em execução contempla somente duas travessias para pedestres nos sete km em que a mesma atravessa o Município.

Considerando que este trecho é um perímetro urbano, onde estão localizadas várias  escolas com cerca de 600 alunos e dezenas de empresas existentes e outras que ali se instalarão, com mais de mil funcionários, todos necessitando cruzar esta via duas vezes todos os dias, julgamos que tal projeto se executado da forma a nós apresentado, tornará a futura ERS-118 uma estrada de alta periculosidade, e com certeza veremos as mortes por atropelamento crescerem.

A ACIS buscando uma posição pró-ativa em defesa dos interesses dos cidadãos de Sapucaia, desde o dia 7 de março de 2012 vem alertando as autoridades do Estado através de cartas e reuniões, da necessidade de se alterar o projeto de duplicação da ERS-118, incluindo passagens de nível, passarelas e retornos no perímetro urbano de Sapucaia do Sul.

Tendo em vista que não se obteve retorno das autoridades competentes sobre as reivindicações e que as obras continuam em ritmo normal e de modo a evitar um dano irreparável à sociedade de Sapucaia e do Estado do RS, tomamos a iniciativa de em 15 de agosto de 2012, protocolar solicitação junto ao Ministério Público de instauração de inquérito civil no sentido de forçar as autoridades competentes a se posicionarem quanto às nossas justas reivindicações de alteração do projeto de duplicação da ERS-118.

Cumpre salientar que em nenhum momento a ACIS teve por objetivo parar as obras, até porque esta duplicação foi sempre uma de nossas bandeiras na luta pela melhoria da infraestrutura da região, e prometida por inúmeros candidatos ao Governo do Estado, mas o que queremos é que este projeto traga benefícios à nossa cidade e região, e que após duas décadas de espera não seja executado sem levar em consideração a segurança das pessoas que nela circulam.

 

Fernando Silva de Paula

Presidente da ACIS


  • Luciano Alves – Esteio/RS says: ótima iniciativa!


Sapucaia, 23 de Abril de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.