25/10/2012 10:27
A 27ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – tem entre seus destaques, na edição deste ano, projetos ligados às áreas da sustentabilidade e de soluções para portadores de necessidades especiais. Considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, o evento realizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha começou nesta semana, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, e termina no sábado.
O diretor-executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, cita, entre os trabalhos que observou na Mostratec, softwares para o monitoramento de leitos em UTIs, equipamentos para o auxílio de cadeirantes e projetos envolvendo energias renováveis, como a solar. Outro fato salientado pelo dirigente é o bom público que até o momento passou pelo evento. Ele calcula que de 10 mil a 12 mil pessoas visitaram a Mostratec até ontem.
“Esse é um acontecimento que demonstra para a sociedade brasileira que é possível desenvolver ciência e tecnologia aqui no País”, enfatiza Weber. O dirigente acrescenta que isso aprimora o capital humano do Brasil e estimula melhorias sociais. Além da mostra, ocorre, paralelamente, o 19º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o 4º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições inovadoras em diversos campos de atividade.