31/10/2012 10:18
Para que uma ideia se torne de fato uma inovação no mercado em qualquer área de negócios dos dias de hoje, será preciso levar em consideração o respeito à diversidade cultural, o capital humano, a preservação ambiental e a colaboração industrial. A teoria é compartilhada pelos quatro convidados da plenária Economia Criativa, que aconteceu na manhã de ontem, durante o 5º Congresso Internacional de Inovação, no Teatro do Sesi. Ao falar sobre o tema Criatividade construindo o futuro, o CEO da The Futures Agency, Gerd Leonhard, afirmou que não há outra forma de se obter sucesso no mundo dos negócios que não passe pela construção de um “ecossistema”.
O futurista de mídia sentenciou que um dos desafios do capitalismo é crescer sem arruinar o meio ambiente, e que a tecnologia verde se tornará o maior motivador econômico, principalmente nos países em desenvolvimento, como os do Brics. “Ser sustentável deixou de ser tendência para ser uma obrigatoriedade. Cada vez mais, os consumidores irão exigir isso das empresas. É preciso se reinventar: reimaginar situações, reaprender processos para crescer sem causar tanto impacto ambiental”, disse, ao frisar que as redes sociais estão dando conta de controlar o que as organizações estão fazendo em termos de “devolver algo para o ecossistema”.