4/12/2024 11:34
Nesta terça-feira, 3 de dezembro, a Associação Comercial Industrial e de Serviços (ACIS) de Sapucaia do Sul promoveu um encontro entre a entidade e representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, e Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, visando discutir e propor soluções para os frequentes furtos de fios, cabos elétricos nas ruas centrais do município.
Na abertura da reunião, o presidente da ACIS, Rudinei Leite, lamentou o grande número de empresas sapucaienses que estão sendo vítimas dos furtos de fios elétricos na cidade. Conforme o vice-presidente de Comércio da ACIS, Eduardo Motta, somente na madrugada de 27 de novembro, dois associados da entidade foram furtados, tendo o prejuízo durante o dia inteiro de funcionamento dos seus estabelecimentos, além das despesas com os materiais elétricos. O secretário Geral de Governo da Prefeitura de Sapucaia do Sul, William de Borba, disse que após a enchente, do mês de maio, aumentou o número de pessoas circulando nas madrugadas, se aglomerando em determinados pontos, em busca de alimentos. “Muitas pessoas se solidarizaram com o desastre ambiental e estão distribuindo alimentação, o que não resolve o problema destes transeuntes e ainda estimula que eles permaneçam nestes locais”. Segundo, as forças de segurança, algumas destas pessoas são as que cometem estes pequenos furtos. A Guarda Municipal, tem intensificado rondas, a fim de coibir estes atos criminosos”, enfatizou William.
Um furto difícil de pegar em flagrante – O sub-comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, capitão Tiago Reimann, salientou que, este tipo de furto, leva em média cinco minutos para ser concluído. Desta forma, dificultando a ação dos órgãos de Segurança. “ Um furto difícil de pegar em flagrante e é comum em todas as cidades de Região Metropolitana de Porto Alegre”, acrescentou. O ex-presidente da ACIS, Fernando de Paula, revelou que sua empresa já teve os fios furtados por cinco vezes, e sugeriu que houvesse maior rigor junto aos pontos de receptação, que são os compradores de fios e cabos elétricos. Rodrigo Simon, escrivão da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia Civil, declarou que a Polícia precisa do apoio do Poder Judiciário, já que as, mesmas pessoas, cometem os mesmos crimes, diversas vezes, e seguem soltas, devido o tipo de ocorrência ter uma penalização branda.
Encaminhamentos – A criação de um gupo de WhatsApp entre os empresários, órgãos de Segurança e gestores municipais; A BM irá fazer uma apresentação sobre os indicadores criminais do município no ano de 2024; Patrulha Comercial da BM (já está em funcionamento). Ter uma guarnição da BM, para atendimento prioritário aos comerciantes;
Lançamento de uma Campanha para que a população registre as ocorrência policiais dos furtos, disponibilizando fotos e vídeos; Juntos com OAB e CDL acionar o Ministério Público e o Poder Judiciário para ter conhecimento dos fatos; Reativação do Consepro; Reativação do GGI (Gabinete de Gestão Integrada); Criar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e os órgãos de segurança para que ajam instrumentos, mais eficazes, de punição; Implementar câmeras de vídeomonitoramento de 360° e estabelecer parcerias com empresas privadas para cedência de imagens) das suas câmeras; Solicitar ao senhor Prefeito que os recursos dos aluguéis dos prédios da BM e PC depois de estarem nos seus prédios próprios, sejam, disponibilizados a reativação do Consepro; Intensificar Fiscalização em comércios que podem estar envolvidos na revendedores de materiais furtados.
Participantes da reunião – Rudinei Leite (presidente da ACIS Sapucaia do Sul); Douglas Santin (presidente eleito da ACIS Sapucaia do Sul); Eduardo Motta (vice-presidente de Comércio da ACIS Sapucaia do Sul); Fernando de Paula (ex-presidente e atual Conselheiro da ACIS Sapucaia do Sul); Rodrigo Simon (escrivão 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul); Reni Lopes (escrivã 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul); Marcos Nespolo ( 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul); Vinicius Massetti (2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul); Capitão Tiago Reimann (sub-comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul; André Camara (secretário de Segurança Pública de Sapucaia do Sul); Fernando Schneider (Comandante da Guarda Municipal de Sapucaia do Sul); Sub-inspetor Almeida (corregedor da Guarda Municipal de Sapucaia do Sul); José Luiz Daudt (secretário de Indústria Comércio Agricultura e Abastecimento de Sapucaia do Sul); William de Borba (secretário Geral de Governo da Prefeitura de Sapucaia do Sul).