25/08/2014 22:08
Oportunizar o acesso às ferramentas da qualidade, mobilizar, motivar e conscientizar para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. Esse é objetivo de uma iniciativa inédita que será desenvolvida na Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (ACAPASS), pelo Comitê da Qualidade do PGQP em parceria com a ACIS, Colégio São Lucas, Parceiros Voluntários e OSC´s – Organização da Sociedade Civil Organizada.
O projeto piloto será desenvolvido pelos alunos do curso da Qualidade do Colégio, que a partir do dia 29 de agosto irão iniciar o mapeamento da situação atual da entidade. “Outro ponto importante é a participação dos estudantes, que irão praticar o voluntariado e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso”, explica a coordenadora geral do Comitê, Alexandra Porcher.
Após será feito o diagnóstico e definido o plano de ação com base na aplicação do sistema 5s: Seiri (Triagem: Separar o necessário do desnecessário; Seiton (Arrumação): Colocar cada coisa em seu devido lugar; Seisō (Limpeza): Limpar e cuidar do ambiente de trabalho; Seiketsu (Normalizar): Criar normas e Shitsuke (Disciplina): Todos ajudam.
Segundo Alexandra, a ideia é qualificar todas as entidades do Município através da Parceiros, para receber os alunos e criar uma rede em que possam interagir e até mesmo auditar umas às outras. “O foco do projeto será conscientizar os colaboradores da Casa sobre a correta separação e organização das doações recebidas pela entidade”, explica.
O material descartado será destinado à COOPREVIVE, que dará o destino apropriado seja na reciclagem ou no aproveitamento para a confecção de artesanato feito pela comunidade atendida pela cooperativa. “Ainda será possível acionar a rede Garimpando Forças que indicará as instituições que devem receber as doações, evitando o desperdício”, finaliza. O lançamento oficial do projeto está previsto para a primeira semana de setembro.