26/08/2014 0:09
Há três tipos de empresas, as que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir. É a partir dessa lógica que o programa Oficina Primeiros Passos para a Qualidade chega ao 4º módulo: “Clientes”.
Os empresários recebem orientações sobre o foco no cliente e mercado; fatos e dados sobre os clientes; visão da concorrência; tratamento das reclamações e a importância da pesquisa de satisfação como ferramenta/indicador. Além dos encontros em grupo, os empresários também recebem consultorias individuais nas empresas, acompanhadas do diagnóstico e avaliações. Para a empresária Ana Lucas, o aprendizado tem sido fundamental para o seu negócio. “Estava perdida, sem saber qual direcionamento seguir para alavancar minha empresa, hoje eu sei o que fazer e como fazer”, relata. O próximo módulo será sobre Obrigações Legais no dia 08 de setembro.
O Programa promovido pela ACIS, Sebrae e Gerdau iniciou em julho e encerra em outubro com o Seminário de Resultados, onde são apresentadas as experiências individuais e diagnósticos fundamentados nos critérios de excelência: liderança, estratégias e planos, resultados, clientes, pessoas, processos tributário e financeiro.