Sucessão Familiar nas Empresas

De Secretaria ACIS

Sem Comentários

Planejamento da Sucessão Familiar será tema do Almoço Empresarial de setembro

Volnei-Garcia-e1374669985513-200x200No dia 24 de setembro, o Almoço Empresarial da ACIS abordará o tema Sucessão Familiar nas Empresas, que está diretamente ligado ao controle e gerenciamento do negócio pelas próximas gerações da família.

De acordo com as estatísticas, a sucessão é uma questão tipicamente problemática, pois apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% à terceira.

Para orientar e mostrar a importância do planejamento sucessório, a entidade receberá o consultor da área de Estratégia e Empresa Família, Volnei Pereira Garcia, que integra a Consultoria e Educação Familiar (CEDEM), associada à Fundação Dom Cabral. “Vamos falar sobre o ciclo de vida das famílias, planejamento da sucessão, preparação dos sucessores para permitir uma boa gestão e também sobre o papel dos fundadores nesse processo”, revela.

Um dos problemas da sucessão é que dificilmente uma empresa cresce no ritmo da família que a controla. Há necessidade, durante o processo sucessório, de promoção do ajuste de papéis tendo como ponto central a transferência de experiência, de liderança e autoridade, poder de tomada de decisão.

Diversos fatores têm sido apontados como cruciais para uma boa sucessão: a seleção e o treinamento do melhor candidato, o planejamento estratégico da sucessão, a experiência profissional prévia do sucessor na empresa, e fundamentalmente, o envolvimento do fundador no planejamento sucessório e seu papel de mentor.

Para garantir a transparência das ações e, manter os herdeiros inteirados das ações empresariais, faz-se necessária ainda a implantação de um Conselho de Administração e de Família, porém, Volnei alerta para o cuidado na sua composição. “Os Conselhos devem ser compostos por pessoas capazes e com o propósito correto, o de compartilhar o poder e não para ser utilizado como figura decorativa”, afirma.

Essas e outras abordagens serão apresentadas durante o evento, que ocorre no dia 24 de setembro, às 12 horas, na Avenida Primor, 287 – Bairro Primor. Mais informações na secretaria da entidade (51) 3474-1212.

Sapucaia, 29 de Abril de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.