16/09/2014 0:20
RS-118 – Duplicação sim, a qualquer preço não!
Nesta terça-feira, a partir das 13h30, o presidente da ACIS, Idmar Morais, será ouvido em audiência no Ministério Público de Sapucaia do Sul, sobre o posicionamento da entidade referente às obras de duplicação da RS-118, sobretudo à acessibilidade, noticiado pela imprensa local.
Desde que passou a acompanhar o andamento do projeto, a entidade alerta para os problemas de acesso da rodovia, o que resultou na entrega de um novo documento, em agosto, à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), em que solicita respostas objetivas ao secretário João Victor Domingues sobre as obras. “Participamos de várias reuniões com o DAER, mas sem efeito, então apelamos ao Ministério Público e só então a autarquia concordou em contratar os estudos para instalação de passarelas e passagens de nível. Esse estudo foi sugerido pelas entidades de classe e Poder Público de Esteio e Sapucaia, conforme documento entregue ao Governador Tarso Genro em 2012 e esse posicionamento será ratificado na audiência de hoje”, explica o presidente.
Veja o que foi sugerido pelas entidades de classe e Poder Público de Sapucaia e Esteio:
Passagens de nível:
Km 7,85 –Rua das Hortênsias – Bairro Novo Horizonte;
Km 7,0 – Rua Luiz Lopes;
Km 5,9 – Em frente ao Distrito Industrial – interligando as pistas laterais;
Km 5,2 – interligando as ruas João Fulgêncio e Duque de Caxias;
Km 5,1 interligando as ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva;
Km 4,4 – Avenida João Pereira de Vargas;
Km 4,0 – Interligando a rua Rio Madeira à UPA (Unidade de Pronto Atendimento);
Km 3,6 – Interligando as avenidas República e Luiz Pasteur;
KM 2,8 – Rua São Miguel;
Km 2,5 – Rua Tenente Timbaúva;
Km 2,1 – Interligando a avenida Luiz Pasteur e rua Arthur Bernardes;
Km 1,4 – Ruas São Domingos e São João;
Alteração na localização das alças de retorno, previstas para o Km 6,4;
– Transferência da alça de retorno (BR-116) para o Km 8,0 e a que retorna para Gravataí para o km 5,8;
– Estender as pistas laterais até o Km 0, pois conforme projeto atual encerram no Km 5,5.