Coordenadora do PAM avalia resultados dos úlltimos 3 anos

18/12/2014 9:25

De Secretaria ACIS

Sem Comentários


Coordenadora do PAM avalia resultados dos úlltimos 3 anos

elis

Elisangela Fernandes

Há 3 anos as empresas da região de Esteio e Sapucaia contam com o apoio do PAM – Plano de Auxílio Mútuo. O PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Em caso de ocorrer um acidente de trabalho, explosão, vazamento, incêndio ou qualquer outra forma de desastre, as empresas da região podem ter auxílio das demais empresas associadas em caso de emergência. Em situações de risco, os recursos públicos podem ser insuficientes, mas as empresas participantes do PAM podem contar com a ajuda umas das outras.

Segundo a coordenadora do PAM, Elisangela Fernandes, é importante prevenir acidentes com a união de esforços de empresas e órgãos públicos para a atuação em emergências com planejamento, conscientização e treinamento. “Participar do PAM é uma oportunidade de desenvolvimento técnico e operacional das equipes através de treinamentos e simulado. Além disso, serve como um incentivo às melhorias no grau de segurança das empresas”.

O grupo é formado atualmente por 11 empresas, entre elas: a Dupont e Brenntag de Esteio, White Martins, Gerdau, Isdralit e Basf de Sapucaia. Todas já possuem os seus Mapas de Riscos levantados e informados aos Corpos de Bombeiros. Dessa forma, os colaboradores das organizações ficam preparados para situações reais e todos, inclusive o Corpo de Bombeiros, conhecem a realidade e a necessidade de cada empresa, o que permite uma ação mais efetiva em um caso real de emergência.

Periodicamente são realizados simulados de acidentes, para treinar e avaliar os atendimentos às emergências e incêndios dentro das empresas. Recentemente foi realizado um simulado na empresa Brenntag em Esteio, no qual as empresas participantes do PAM assistiram e colaboraram na avaliação do simulado.

DSC05727  simulado breentag

Elisangela, que também é  Engenheira Química e de Segurança do Trabalho representa a empresa M.Cassab e enfatiza a importância das empresas da região se unirem para a preparação de atendimento à qualquer tipo de ocorrência de emergência que possam ter.  “O PAM nos últimos 3 anos tem se fortalecido, mas esperam0s que em 2015 mais empresas possam fazer parte deste grupo prevencionista”.

As reuniões ocorrem mensalmente na ACIS em Sapucaia do Sul ou em alguma empresa do grupo. Para fazer parte as empresas interessadas devem assinar o Estatuto e participar das reuniões. A participação no PAM é sem custo financeiro. Caso ocorra alguma emergência, as organizações integrantes podem colaborar como puderem com a organização que estiver necessitando de ajuda, seja com a destinação de pessoas ou recursos materiais.



Sapucaia, 24 de Novembro de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.