26/10/2012 10:51
O processo de internacionalização das franquias é um dos desafios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que considera fundamental o fortalecimento e crescimento das redes em lucratividade. Com o objetivo de alavancar as marcas brasileiras no exterior, a entidade tem realizado trabalho em parceira com a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), com foco no planejamento estratégico das empresas interessadas em inserir operações no mercado externo. O resultado foi citado nesta quinta-feira, durante uma entrevista coletiva antes da abertura da 12ª Convenção ABF do Franchising, que segue até o domingo, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba (Bahia). Segundo os gestores da ABF e da Apex, nos últimos dois anos, o número de franquias brasileiras no exterior passou de 65 para 92 unidades, o equivalente a um crescimento de 41%, em relação a 2010. No caso de franquias que atuam em até quatro países, a expansão foi de 21 para 27 unidades.
Durante a convenção, os 600 participantes deverão receber a segunda edição da cartilha Aspectos Mercadológicos e Estratégicos da Internacionalização das Franquias Brasileiras, realizada pela ABF em conjunto com a ESPM. “É um modelo de formulação de gestão, onde são abordados os principais entraves que uma empresa pode vir a enfrentar no momento de exportar sua marca”, explicou o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo. Segundo ele, a entidade tem participado de diversos eventos internacionais para divulgar a “marca” Brasil. “A imagem do País é muito diferente daquela de 20 anos atrás. Hoje já somos parceiros de muitos países”, completa a diretora de Gestão e Planejamento da Apex Brasil, Regina Silverio. Ela cita o setor de moda e o design diferenciado de lojas (no caso de quiosques, por exemplo) como fatores que garantem a inovação das franquias nacionais fora do País. “Já a Havaianas é um exemplo de marca que conquistou o mercado mundial pelo diferencial de produto.”