14/11/2012 11:25
O Natal está chegando e deve gerar um incremento de 8% a 9% nas vendas do comércio gaúcho em relação ao ano passado. A constatação é da pesquisa de Final de Ano 2012 da Fecomércio-RS, onde também é calculado o gasto médio dos consumidores com presentes de Natal, que deve ficar em R$ 482,13 neste ano, somando 5,3 presentes por consumidor. “A expectativa nas vendas se justifica, em primeiro lugar, com o desemprego muito baixo na Região Metropolitana de Porto Alegre”, destaca o economista da Fecomércio-RS Lucas Schifino. “Outro fator é a confiança do consumidor, que ainda está otimista, mesmo com o menor crescimento da economia e a crise internacional”, acrescenta.
O economista lembra também que a taxa básica de juros em 7,25% ao ano impacta positivamente o consumo e as vendas do varejo, com reflexos nas projeções de crescimento, que contam ainda com o 13º salário. Ao injetar bilhões na economia, o pagamento do rendimento adicional permite que um volume maior de consumidores quite suas dívidas e vá às compras. De acordo com o levantamento da Fecomércio-RS, 57,6% das compras serão pagas à vista. Dentre os entrevistados que recebem o 13º salário (62,2% do total), 53,2% vai destinar parte do recurso para a aquisição dos presentes, 50% pretende pagar as contas do mês e 37,5% quer poupar o dinheiro extra do fim de ano.
A pesquisa ouviu consumidores das principais cidades de cada macrorregião do Estado – Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas -, onde 80,8% dos entrevistados sinalizaram as lojas do centro das cidades como o local onde as compras serão feitas. Os shopping centers figuram como o segundo destino mais citado, com 17,9% dos compradores, enquanto as lojas de bairro concentram 8,8% do público e os camelôs e centros populares de compras atraem 7,6% dos clientes.