19/11/2012 11:18
Uma missão empresarial gaúcha deve partir para Taipei, capital de Taiwan (República da China), no próximo dia 14 de dezembro. A programação foi anunciada durante a passagem do representante do Escritório Econômico e Cultural no Brasil, o embaixador taiwanês Jorge Guang-Pu Shyu, por Porto Alegre na semana passada.
O objetivo, segundo Shyu, é estreitar os laços de colaboração tecnológica entre os países, cujo comércio bilateral
já movimentou US$ 6 bilhões entre janeiro e dezembro. “Não somos concorrentes. Acredito que nossos produtos da pauta externa são complementares”, analisou ao revelar o interesse em intercâmbios culturais com o governo gaúcho.
Décimo-quarto parceiro comercial brasileiro, a pequena ilha asiática, apesar das animosidades políticas na região do Pacífico Leste, projeta novas oportunidades para a indústria de alta tecnologia. Os parques tecnológicos do Rio Grande do Sul, o Tecnopuc e o Tecnosinos, despertaram o interesse e devem estar representados entre os integrantes da comitiva que será organizada pelo Badesul, após o encontro entre o diplomata e o diretor-presidente da instituição, Marcelo Lopes.