10/01/2013 9:17
Uma provocação ao setor calçadista. Foi assim que o governador em exercício, Beto Grill, definiu o incentivo fiscal anunciado ontem no Palácio Piratini. A concessão de um crédito de 2% sobre as operações interestaduais realizadas pelo setor entre fevereiro e maio deve atingir o faturamento das vendas feitas durante a Couromoda – feira de lançamento da coleção outono-inverno, que acontece de 14 a 17 de janeiro, em São Paulo. A intenção é aumentar a competitividade e as vendas do produto gaúcho.
“Isso vai permitir que o preço final de venda dos produtos gaúchos seja reduzido. O impacto dessa aposta, calculado em R$ 30 milhões, deve ser compensado pelo crescimento do volume, e a arrecadação não deve cair, mas sim aumentar. Esse foi o desafio que colocamos para as empresas”, detalhou o secretário da Fazenda, Odir Tonollier.
O decreto que detalha a medida foi assinado na manhã de ontem. Segundo Tonollier, a taxa do ICMS interestadual permanece em 12% para o setor calçadista, mas o impacto do crédito especial representa uma redução prática de 16,6% nessa alíquota. Efeito que, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, é ainda maior e mais favorável aos fabricantes.