11/01/2013 10:08
O Rio Grande do Sul fechou 2012 com queda nas exportações. O ano contabiliza recuo de 10,5% em valores e de 11,1% em volume, na comparação com o ano anterior. Com menos US$ 2 bilhões na receita, o Estado caiu para a quinta posição no ranking dos maiores exportadores do País, ultrapassado pelo Paraná, que teve aumento de 1,8% no total de vendas para o exterior.
De acordo com o economista Bruno Breyer Caldas, da Fundação de Economia e Estatística (FEE), metade das perdas se deve à redução da produção de soja (grãos, farelo e óleo), enquanto em torno de 20% do mau desempenho esteve vinculado ao protecionismo da Argentina, que cancelou a compra de químicos, veículos automotores, couros e artefatos.
O restante das perdas é resultante do embargo russo à carne suína e ao enfraquecimento da demanda internacional por produtos gaúchos – ainda como resultado da crise econômica mundial. Nos últimos 12 meses, os preços das exportações no Estado apresentaram uma variação maior (0,6%) que a nacional (-6,2%). Como consequência, o valor exportado pelo Rio Grande do Sul registrou uma evolução inferior (-10,5%) à observada no Brasil (-5,3%). Em 2012, a participação gaúcha representou 7,17% das exportações nacionais.