13/08/2013 10:26
O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, anunciam hoje o investimento da Foton Aumark no Rio Grande do Sul. O anúncio representa o fim da novela entre a companhia e o governo, que há meses negociavam o investimento.
Depois de praticamente acertar a instalação da montadora de caminhões chinesa Beiq Foton Motor em Guaíba, desistir e anunciar o Rio de Janeiro como o seu destino, a companhia está voltando ao Estado. “A negociação está bem avançada. Estamos aguardando que o governo nos ligue a qualquer momento para confirmar a instalação aqui”, admitiu o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares (PTB). Até o início da noite de ontem, ele não havia recebido uma sinalização oficial, mas deixava transparecer que a cidade ganharia o investimento.
O aporte inicial previsto pela Foton Aumark é de R$ 250 milhões para a produção de 21 mil unidades anuais. A expectativa é da geração de 400 empregos. “Caso se confirme, será emblemático para a cidade”, comentou Tavares. A área que será destinada à montadora é a mesma que, na década de 1990, estava destinada para a Ford.