21/10/2013 9:25
As seis empresas asiáticas cadastradas para participar do primeiro leilão do pré-sal que será realizado na tarde desta segunda-feira, no Rio, enviaram equipes pequenas para participar da disputa. Os representantes das chinesas que, segundo apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, farão consórcio junto com a Petrobrás, CNOOC e CNPC, chegaram juntos e confirmaram a parceria.
Até domingo, a expectativa era que pudesse haver apenas um consórcio na disputa pela gigante de Libra, única em oferta, com entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris. Além das duas chinesas, poderiam fazer consórcio com a Petrobrás a francesa Total e uma quinta empresa. Até as 17 horas, representantes da Repsol/Sinopec e da colombiana Ecopetrol ainda não haviam pegado o credenciamento.
Devido ao temor de protestos e ao forte esquema de segurança preparado pelo governo, a ANP exigiu que todos os executivos participantes se hospedassem já no domingo no hotel onde será realizado o leilão hoje, às 14h, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e fizessem o credenciamento o quanto antes.