24/10/2013 11:48
Levantamento feito pela Fiergs adverte para os possíveis problemas que as altas temperaturas do verão poderão causar quanto ao fornecimento de energia no Rio Grande do Sul. O vice-coordenador do grupo temático de energia da Fiergs, Paulo Milano, adianta que a pesquisa mostra que o sistema elétrico gaúcho deverá enfrentar uma situação “crítica” neste período.
O trabalho aponta que o Estado, em função do crescimento econômico dos últimos anos e do baixo incremento de novas fontes de geração de energia, vem aumentando sua dependência de recebimento de energia de outras regiões. O estudo acrescenta que, devido às condições meteorológicas adversas e recorrentes, o Estado passou a ficar submetido ao risco de corte de suprimento.
A demanda de energia gaúcha vem subindo nos últimos anos. Em 2011, o pico foi de 5.547 MW (acréscimo de 5,29% em relação ao ano anterior), em 2012 foi de 5.961 MW (alta de 7,46%), e neste ano, por enquanto, está em 6.074 MW (incremento de 1,89%). Milano considera que o Estado teve “sorte” no verão passado em não sofrer grandes cortes de energia, trabalhando próximo do seu limite.