27/11/2013 18:43
O presidente da ACIS, Idmar Morais e o vice-presidente de Relações Institucionais, Ademir Costella foram os convidados do Programa Gaúcha Atualidade desta quarta-feira, transmitido do estúdio móvel da Rádio Gaúcha, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Gravataí.
O tema central foi a duplicação da RS-118, andamento das obras, cronograma de atividades e as consequências da demora da conclusão de alguns trechos. Para responder aos questionamentos, também esteve presente o diretor geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, que confirmou a conclusão da parte principal da obra até o final de 2014.
Idmar falou sobre as más condições de tráfego da pista e relatou alguns episódios graves em virtude de buracos ao longo da rodovia. “Caminhões já tombaram carregados por causa da péssima sinalização”, disse.
Durante o programa os apresentadores Daniel Scola e Rosane de Oliveira com a participação de Carolina Bahia abordaram a qualidade do asfalto e os prejuízos às empresas da região, acarretados pela lentidão das obras. Para Ademir Costella, as passagens de nível, passarelas e viadutos sugeridos pelas entidades locais e poder público deveriam ser definidos antes do término do projeto. “Esse é o momento para definição desses locais, pois após, o asfalto precisará ser cortado novamente, onerando o projeto e gastando-se mais tempo”, explicou.
Passagens de nível a serem incluídas:
Km 7,85 –Rua das Hortênsias – Bairro Novo Horizonte
Km 7,0 – Rua Luiz Lopes
Km 5,9 – Em frente ao Distrito Industrial – interligando as pistas laterais
Km 5,2 – interligando as ruas João Fulgêncio e Duque de Caxias ou Km 5,1 interligando as ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva
Km 4,4 – Avenida João Pereira de Vargas
Km 4,0 – Interligando a rua Rio Madeira à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
Km 3,6 – Interligando as avenidas República e Luiz Pasteur
KM 2,8 – Rua São Miguel
Km 2,5 – Rua Tenente Timbaúva
Km 2,1 – Interligando a avenida Luiz Pasteur e rua Arthur Bernardes
Km 1,4 – Ruas São Domingos e São João
Alteração na localização das alças de retorno, previstas para o Km 6,4:
– Transferência da alça de retorno (BR-116) para o Km 8,0 e a que retorna para Gravataí para o km 5,8
– Estender as pistas laterais até o Km0, pois conforme projeto atual encerram no Km 5,5.
Assista ao vídeo e confira a situação da RS-118
Veja alguns momentos do Programa: