23/01/2013 8:35
Novas projeções do Banco Central mostram uma perspectiva um pouco melhor para a inflação neste ano, afirmou uma fonte do governo dando algum fôlego à presidente Dilma Rousseff enquanto se tenta reanimar a economia.
As últimas projeções do BC sugerem que o corte de 20 por cento nas tarifas de energia neste ano deve eliminar 1 ponto percentual da inflação em 2013, afirmou a fonte sob condição de anonimato.
A estimativa da autoridade monetária do efeito desinflacionário dos cortes nas tarifas de energia é quase o dobro das feitas por analistas do setor privado.
“Acho que o que estão tentando fazer aqui é diminuir as expectativas de inflação para tentar ganhar o foco do mercado sobre os cortes das tarifas de energia”, afirmou o chefe de pesquisa para América Latina da IDEAGlobal, Enrique Alvarez, em Nova York. “Os preços de alimentos e bebidas continuam sendo, essencialmente, o calcanhar de Aquiles.”
As previsões são feitas no momento em que o país tenta manter as expectativas de inflação sob controle após os preços avançarem 5,84 por cento em 2012 e oferecem uma nova visão sobre como o governo espera que duas de suas mais importantes iniciativas neste ano –o corte das tarifas de energia e o aumento futuro dos preços da gasolina– afetem a economia.