Disputa entre China e Japão eleva risco de desaceleração econômica no mundo

21/09/2012 11:43

De Secretaria ACIS

Sem Comentários


Ainda não há sinal de impacto internacional, mas a paralisação parcial da produção de fabricantes japonesas na China acendeu sinais de alerta. A mais concreta consequência econômica de uma disputa entre China e Japão, que têm uma guerra no passado, pode agravar os sinais de desaquecimento na atual locomotiva mundial.

As montadoras Toyota, Nissan e Honda paralisaram parte da produção, assim como empresas de tecnologia Panasonic, Canon e Sony. Conforme as companhias, a intenção foi garantir a segurança dos funcionários. A Toyota emprega quase 26 mil pessoas e fabrica cerca de 800 mil veículos por ano na China. A Nissan parou a produção em duas unidades, mas manteve em uma terceira. No ano passado, a empresa japonesa fabricou mais de 1 milhão de veículos na China. Com produção de 900 mil veículos por ano em território chinês, a Honda decidiu suspender a produção em suas cinco fábricas.

Grandes redes comerciais baixaram as portas por todo o pais, e cidadãos japoneses evitaram sair às ruas. Na unidade de Nanquim da popular rede de lojas de roupa Uniqlo, um pequeno cartaz avisava que o motivo do fechamento era “balanço”.

Leia mais…



Sapucaia, 05 de Maio de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.