28/04/2015 19:45
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS.
Inflação, estagnação da economia, redução de custos e corrupção estão entre os fatores que fizeram disparar a ansiedade dos trabalhadores nas empresas. A sensação está atingindo 92% dos entrevistados na pesquisa annual da International Stress Management Association no Brasil, que tem sede em Porto Alegre. No levantamento anterior, estava em 81%.
– É um dado alarmante. Para compensar a insegurança, as pessoas estão se doando mais ainda ao trabalho. Acabam não tendo tempo para fazer sua atividade física, socializar… – comentou a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi, em entrevista ao programa Destaque Econômico, da Rádio Gaúcha.
Infelicidade
Sete em cada dez brasileiros estão infelizes com o trabalho. E os motivos apontados são:
– falta de reconhecimento (89%)
– o excesso de tarefas (78%)
– problemas de relacionamento (63%)
Custo
A psicóloga Ana Maria Rossi defende que as empresas podem economizar 34% ao criar condições mais saudáveis e equilibradas para os funcionários. Atualmente, um terço dos trabalhadores que atuam sobre forte estresse trabalha cerca de cinco horas a menos que os demais.
Mais detalhes da pesquisa serão apresentados no 15º Congresso Internacional de Stress, que será realizado em junho em Porto Alegre.