5/02/2013 8:55
Com a missão de resolver os gargalos de comunicação entre os cerca de 1,4 mil Arranjos Produtivos Locais (APLs) espalhados pelo Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) resolveu lançar mão de um projeto diferente.
A ferramenta social Connections, da IBM, é aposta para conquistar os usuários através de uma interface amigável, muito próxima do que as pessoas costumam usar no seu dia a dia, quando navegam nas redes sociais. Porém, com uma interface voltada para os negócios.
Ao acessar o portalapl.ibict.br e fazer o seu login, as pessoas passam a ter acesso a fóruns de discussão, arquivos de textos e fotos e blogs, onde cada APL pode divulgar as novidades e produtos desenvolvidos. Para o analista administrativo do MDIC, Ledo Silva, o grande objetivo é estimular as empresas a criarem um canal de interação com seus pares. E, com isso, dividirem experiências que possam auxiliá-las a resolver problemas e melhorar a produtividade. “Muitas vezes, um APL do Rio Grande do Sul pode estar passando pela mesma dificuldade de um de Minas Gerais para desenvolver algum produto. Juntos, eles podem achar uma solução com maior rapidez”, comenta.
O MDIC apresentou o seu case com uso de ferramentas sociais para integrar uma cadeia produtiva durante o Connect 2013, evento realizado pela IBM em Orlando (EUA) que se encerrou na semana passada. Para o gerente de soluções de colaboração da IBM para a área de governo, Sérgio dos Santos, projetos como esse do MDIC atestam uma mudança de postura do setor público, que costuma ser visto como uma área não aderente às novas tecnologias. “Existe um movimento grande dos órgãos públicos de apostar em ferramentas inovadoras para tentar entregar maior qualidade aos cidadãos”, diz.
O projeto-piloto do MDIC iniciou em 2012, com a implantação das redes sociais corporativas em alguns estados, como Alagoas e Pará. Agora, comenta Silva, começa o trabalho mais delicado, que é o de começar a inclusão massiva de pessoas nessa rede.