11/03/2013 10:52
Diferentemente da tradicional cantiga infantil, não serão um, dois ou três ovinhos que o coelhinho da Páscoa trará em 2013. Entre azuis, amarelos e vermelhos também, serão disponibilizados no varejo brasileiro mais de 80 milhões de ovos de chocolate, distribuídos em cerca de 800 mil pontos de venda, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A expectativa de crescimento do mercado em função da Páscoa é de 5% neste ano, tanto na indústria quanto no comércio, mas o percentual tem bases distintas em cada um dos setores. Com a antecipação da data, comemorada em 31 de março neste ano, os fabricantes mantiveram o volume produzido em 2012, de 18 mil toneladas.
No caso da indústria, a expectativa de crescimento está no faturamento. O vice-presidente de chocolates da Abicab, Ubiracy Fonseca, explica que o setor está acompanhando o módico desempenho da economia brasileira, por isso as fábricas não esperam por um crescimento ainda maior. Mesmo com expectativas mais moderadas em relações a Páscoas passadas, Fonseca lembra que a indústria está colocando no mercado mais de 100 lançamentos, entre ovos, bombons, coelhos de chocolate e outras guloseimas. Tudo para agradar ao gosto dos consumidores brasileiros, inseridos no terceiro maior mercado produtor de chocolates do planeta.