Integrantes do Conselhão projetam desafios

24/01/2013 9:24

De Secretaria ACIS

Sem Comentários


Com a primeira reunião do pleno marcada para 12 de março, os novos integrantes – para a gestão 2013-2014 – do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão) do governo estadual já começam a pensar sobre os temas prioritários a serem discutidos. O colegiado renovou 30% dos integrantes e aumentou a participação das mulheres, que passam a ser 27, entre os 90 conselheiros. Apenas o representante dos povos indígenas não foi empossado nesta semana, pois será escolhido em assembleia no mês de março.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Ricardo Rus-sowsky, o governador Tarso Genro (PT) acertou ao destacar, na cerimônia de posse dos novos conselheiros, na terça-feira, os pedágios, a Previdência estadual e a dívida com a União como os principais desafios a serem enfrentados pelo Conselhão. “A questão das estradas interfere diretamente em toda a sociedade; a Previdência, que é uma questão estrutural, impacta nas finanças do Estado; e a dívida pública precisa de uma solução urgente”, enumera Russowsky.

O presidente da Federasul enaltece a diversidade do colegiado. “O conjunto dos conselheiros representa o tecido social, com representantes de todas as áreas, dos diversos setores. E, se estes três temas forem encaminhados, o conselho estará dando um grande passo junto ao Estado, no caminho do desenvolvimento”, projeta Russowsky. Outra nova integrante, a socióloga Lícia Peres, que faz parte das direções nacional e estadual do PDT, acredita que a segurança pública e os direitos humanos – com destaque para o problema dos presídios – serão assuntos importantes a serem debatidos.

Leia Mais…



Sapucaia, 05 de Novembro de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.