17/09/2014 10:02
A indústria brasileira de shopping centers está próxima da maturidade. Desde a inauguração do primeiro empreendimento no País, em 1969, o setor experimenta um desenvolvimento que culminou, no ano passado, em um total de 504 empreendimentos, evolução de 40% em sete anos. Juntos, os faturamentos somaram mais de R$ 129 bilhões, valor 75% superior ao registrado em 2009, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Até 2017, as estimativas indicam a abertura de, pelo menos, outros 100 centros nas principais capitais. Os locais concentram, atualmente, cerca de 86,2 mil lojistas e empregam mais de 843,2 mil pessoas.
No Rio Grande do Sul são 35 estabelecimentos, entre os quais 16 estão situados em Porto Alegre. Com o arrefecimento da explosão demográfica e indícios de menor celeridade na escalada das massas salariais, o futuro do setor pode estar diretamente ligado à uma quebra de paradigmas nas relações contratuais. Os desafios para o futuro foram tema de um painel realizado na tarde de ontem, na capital gaúcha, durante o congresso do varejo que ocorre em paralelo à 2ª edição da Feira Brasileira do Varejo (Frabravar), promovida pelo Sindilojas.