13/02/2013 9:53
Os contratos futuros do petróleo operam perto da estabilidade, enquanto a atenção dos investidores está concentrada nas diferentes estimativas sobre a oferta e demanda da commodity divulgadas por grandes instituições mundiais. A negociação nesta semana deverá ser fraca, com o contrato para março do petróleo Brent vencendo nesta quarta-feira, de acordo com Andrey Kryuchenkov da VTB Capital.
Às 9h08 (de Brasília), o contrato do petróleo Brent para março recuava 0,09%, para US$ 118,55 o barril, na ICE, em Londres. O contrato do petróleo para março negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex) subia 0,11%, para US$ 97,62 o barril.
Em seu relatório mensal divulgado nesta quarta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu sua projeção para a demanda global em 2013 em 90 mil barris por dia, para 90,7 milhões de barris por dia, em comparação com a estimativa apresentada no mês passado. As ofertas dos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) caíram em janeiro para mínimas em 12 meses, destacou a AIE. “Apesar dos sinais de melhora na China e nos EUA, as condições macroeconômicas fracas deverão manter o crescimento da demanda de petróleo global limitado”, acrescentou a agência.