26/09/2012 13:11
Os contratos futuros de petróleo operam em baixa nesta quarta-feira, em linha com os mercados acionários da Europa e o euro, em meio a novas preocupações de que a situação da Espanha e da Grécia poderá afetar a demanda da zona do euro pela commodity.
Às 8h41 (horário de Brasília), o petróleo para novembro negociado na Nymex caía 1,25%, para US$ 90,23 por barril, enquanto o brent para novembro recuava 1,34% na ICE, para US$ 108,97 por barril.
A maior parte do otimismo gerado pela nova rodada de estímulos econômicos anunciada pelo Federal Reserve Bank, o banco central dos EUA, desapareceu e o sentimento no mercado de petróleo é negativo no momento, segundo Thina Saltvedt, analista sênior do banco Nordea Bank Norge.
A Espanha, que na terça-feira (25) testemunhou violentos protestos contra medidas de austeridade, deverá anunciar seu orçamento de 2013 e um plano econômico nesta quinta-feira. Na Grécia, onde os sindicatos realizam nesta quarta-feira uma greve geral, também motivada pelas medidas de austeridade, o governo deverá apresentar um novo pacote de cortes de gastos aos credores do país no fim de semana.