3/11/2014 9:21
Começa hoje o prazo para as micro e pequenas empresas que querem entrar no Simples Nacional no ano que vem agendarem a inscrição no regime de tributação. A ferramenta é uma forma de antecipar a verificação de pendências já neste ano, ganhando mais tempo para regularizar a situação. Para fazer a inscrição, o empreendedor deve entrar no site do Simples Nacional. O prazo vai até o dia 29 de dezembro.
Quanto mais cedo a empresa fizer o agendamento, maior o tempo para preparar a documentação. Os optantes pelo registro antecipado terão, no dia 1 de janeiro, a formalização da opção pelo Simples e, se tudo estiver correto, no dia seguinte, já pode ter o termo de deferimento. Quem perder o período de inscrição antecipada pode fazer a opção pelo Simples no ano que vem, mas terá só um mês para resolver eventuais pendências.
“Às vezes, o empresário tem um débito, uma multa, que cai em uma obrigação acessória (exigências da Receita para inclusão no Simples) que ele nem sabia. Se ele tem essa possibilidade de verificar agora, é uma carência boa, para que quando chegar janeiro, esteja tudo certo”, explica Antonio Teixeira, consultor tributário do IOB, do Grupo Sage.