Redução da economia informal esbarra no mercado de trabalho

28/11/2012 11:56

De Secretaria ACIS

Sem Comentários


Depois de cinco anos em queda, o Índice de Economia Subterrânea ficou estável. Foi de 16,9%, praticamente sem alteração em relação aos 17% do ano passado.

O cálculo é feito por FGV e Etco. Os pesquisadores já apontavam que um dos principais responsáveis pelas seguidas quedas, o crescimento do emprego formal, chegou ao limite.

Fernando de Holanda Barbosa Filho, responsável pelo indicador, aponta dois obstáculos. Um deles, bastante conhecido, é a rigidez das leis trabalhistas.

– Amarram a economia.

O outro tem grande impacto na redução da informalidade e é o nível de escolaridade do brasileiro.

– Segundo a Pnad, entre 2002 e 2011, a informalidade no mercado de trabalho caiu 10 pontos porcentuais, saindo de 43% para 32% do total da população empregada. O acréscimo dos 22 milhões de pessoas que se educaram entre 2001 e 2011 responde por 64% dessa queda.

Índice de Economia Subterrânea

O Índice de Economia Subterrânea estima os valores de atividades deliberadamente não-declaradas ao poder público com o objetivo de sonegar impostos, e daquelas de quem se encontra na informalidade por força da tributação e burocracia excessivas. Inclui informalidade, pirataria e sonegação.

Leia Mais…



Sapucaia, 24 de Novembro de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.