22/04/2014 9:03
Tecnologia de pagamento móvel já é comum no Exterior
Ainda dando os primeiros passos no Brasil, o pagamento com dispositivos móveis está em estágio bastante avançado pelo mundo. Em países desenvolvidos, especialmente aqueles onde os consumidores são sedentos por novidades, como Coreia do Sul e Estados Unidos, o telefone celular substitui cartão de crédito, ingressos de teatro e até passe de metrô.
Conforme a consultoria Gartner, o M-payment deve ter movimentado US$ 235,4 bilhões no ano passado, 44% a mais do que em 2012. A estimativa é de que 245 milhões de pessoas utilizariam smartphones e tablets para realizar compras, transferir dinheiro e fazer pagamentos com essa tecnologia. Outro levantamento, da Juniper Research, prevê que a movimentação chegue a US$ 670 bilhões em 2015.
— No Exterior, há uma regulação mais clara para o pagamento com celulares, e bancos e operadoras aceleraram os investimentos para oferecer alternativas aos clientes. Algumas ideias que começam a surgir no Brasil existem há anos lá fora — afirma Farlei Heinen, professor do curso de Engenharia da Computação da Unisinos.