24/09/2014 22:18
No almoço empresarial de ontem (24) a ACIS abordou o tema Sucessão Familiar nas Empresas, que está diretamente ligado ao controle e gerenciamento do negócio pelas próximas gerações da família.
De acordo com o consultor da área de Estratégia e Empresa Família, Volnei Pereira Garcia, a sucessão é uma questão tipicamente problemática, pois apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% à terceira.
Para orientar e mostrar a importância do planejamento sucessório, é importante considerarmos o ciclo de vida das famílias, planejamento da sucessão, preparação dos sucessores para permitir uma boa gestão e também sobre o papel dos fundadores nesse processo.
“Um dos problemas da sucessão é que dificilmente uma empresa cresce no ritmo da família que a controla. Há necessidade, durante o processo sucessório, de promoção do ajuste de papéis tendo como ponto central a transferência de experiência, de liderança e autoridade, poder de tomada de decisão”, explicou.
Diversos fatores têm sido apontados como cruciais para uma boa sucessão: a seleção e o treinamento do melhor candidato, o planejamento estratégico da sucessão, a experiência profissional prévia do sucessor na empresa, e fundamentalmente, o envolvimento do fundador no planejamento sucessório e seu papel de mentor. Para garantir a transparência das ações e, manter os herdeiros inteirados das ações empresariais, faz-se necessária ainda a implantação de um Conselho de Administração e de Família, porém, Volnei alerta para o cuidado na sua composição. “Os Conselhos devem ser compostos por pessoas capazes e com o propósito correto, o de compartilhar o poder e não para ser utilizado como figura decorativa”, afirmou.
Durante o evento a ACIS também dedicou um espaço especial à APAE, que apresentou os materiais produzidos pelos próprios alunos da oficina de artesanato, ministrada para cerca de 60 alunos do EJA. São confeccionadas tapeçarias, cestas, pintura em MDF e em materiais recicláveis. Segundo a professora Adriana Meurer da Silva, “é muito gratificante para os alunos produzir o artesanato e ver as pessoas comprando, é como se fosse um trabalho para eles”.
Assim como esta, outras ações e projetos desenvolvidos por entidades assistenciais de Sapucaia terão espaço para divulgação nos almoços empresariais da ACIS, realizados mensalmente.