Distrito Industrial de Sapucaia busca parceria com a Sulgás para otimizar consumo de energia elétrica

17/12/2012 12:50

De Secretaria ACIS

Sem Comentários


A Comissão de Implantação do Distrito Industrial de Sapucaia do Sul, formada por representantes da ACIS, Prefeitura e Câmara de Vereadores, deu o primeiro passo rumo à implantação de uma central de utilidades, abastecida com gás natural, para fornecimento de energia elétrica, água gelada para climatização, água quente e vapor para o empreendimento.

No início de dezembro foi realizada uma reunião técnica junto aos engenheiros da Sulgás para apresentação da proposta e dos prejuízos gerados à indústria pela constante falta de energia elétrica.  Conforme dados na ANEEL, o índice de falhas no sistema da região sul equivale a 15 horas/ano.

 A próxima etapa é elaborar um estudo de viabilidade econômico-financeira a partir da demanda de energia elétrica das empresas que irão ocupar o Distrito. Segundo o gestor do DI, André Anton de Souza, é preciso avaliar o consumo para fazer o equilíbrio das necessidades térmicas (frio e calor) e elétricas.

Para o engenheiro da Sulgás, Guilherme Garcez Cabral, o maior benefício é a segurança operacional do sistema, já que o gás natural tem um nível de interrupção equivalente a 2 horas/ano, portanto 7,5 vezes inferior ao da energia elétrica. “A qualidade da energia produzida por uma central de geração a gás natural pode influenciar positivamente a operação das indústrias e torná-las mais competitivas”, explicou.

Nesse sentido, a resolução da ANEEL de abril de 2012 também é uma importante ferramenta, pois possibilita a utilização do sistema elétrico com um armazenador de energia, ou seja, tudo o que for gerado pela central de utilidades e não for consumido poderá ser devolvido à rede através da transferência de créditos. “Essa alternativa vai contribuir muito com o sucesso do projeto. Já existem empresas interessadas em investir na construção da central e se instalar no Distrito. São empresas que atuam no mercado de geração pela captação da energia solar, térmica e a gás natural”, finalizou André.

O estudo de viabilidade deve estar concluído até o final de janeiro de 2013.



Sapucaia, 03 de Maio de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.