20/08/2014 1:33
O 53º aniversário de Sapucaia do Sul, comemorado na quarta-feira (20), foi marcado por outra data igualmente importante para o Município, os 63 anos da Casa Primavera, fundada em 1951, 10 anos antes da emancipação política de Sapucaia. Sua história de crescimento e consolidação no setor de comércio, foi o tema do Almoço Empresarial da ACIS, realizado na terça-feira (19).
Günther Kopsell, um dos filhos dos fundadores Friedbert Kopsell e Elly Kopsell, compartilhou a trajetória de sucesso do armazém de secos e molhados que se transformou na maior loja de departamentos da cidade. Hoje, a Casa Primavera possui 4 lojas, 120 funcionários e uma carta de 40 mil clientes em Sapucaia, Esteio e São Leopoldo. Atua nos setores de vestuário, calçados, cama, mesa e banho, decoração, bazar, brinquedos, móveis e eletro e registra um crescimento de 20% ao ano. “Passamos por muitos governos, altas inflações e passamos a adotar nosso próprio controle financeiro para manter o negócio em desenvolvimento”, explicou.
A família Kopsell é formada ainda pelos irmãos Lony, Edela e Hildegard. “O início não foi diferente de outras empresas que nascem da vontade empreendedora de um fundador, que projetou comercializar inicialmente secos e molhados. O armazém do seu Primavera, como todos conheciam, pois ninguém conseguia pronunciar o nome Friedbert Kopsell, vendia desde cereais, frutas e verduras, até pregos, querozene e talhas de lenha”, relembrou Günther.
Seguindo nesse caminho, o crescimento dos negócios viabilizou sua expansão com a abertura da primeira filial em agosto de 1972 no centro de Sapucaia do Sul, em novembro de 1983 a segunda em Esteio, em 1987 a filial número três também em Sapucaia, em 1990 em São Leopoldo.
O próximo Almoço Empresarial da ACIS será no dia 24 de setembro, às 12 horas, na Avenida Primor, 287, com o tema Sucessão Familiar na Empresa, com o gerente do CEDEM, Volnei Garcia, representante da Fundação Don Cabral.