15/07/2013 13:09
Posicionamento ACIS sobre manifestações em todo o País
A ACIS – Associação Comercial Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul, com a responsabilidade e representatividade de seus ASSOCIADOS, como sempre tem feito ao longo de seus 36 anos, vem manifestar a sua expectativa de:
– Que haja comprometimento e responsabilidade na punição dos corruptos e corruptores;
– Que o governo use mecanismos jurídicos para recuperar os recursos desviados por estes usurpadores;
– Que os governantes e legisladores assumam seus papéis de gestores, dados pela confiança do povo através do voto;
– É necessário que a governabilidade seja estabelecida com os cidadãos e se rejeite severamente as alianças ilegítimas com partidos e políticos que tem como princípio a manutenção dos seus parceiros e das suas vantagens;
– Exigimos que os projetos sejam analisados sob a luz do interesse público e do desenvolvimento da nossa nação, e não por partidarismos ou interesses próprios;
– Rejeitamos o tratamento sectário e revanchista a empreendimentos que não estejam alinhados aos interesses partidários em prejuízo do avanço do nosso país;
Alertamos a todos os políticos que o recado foi dado. A geração que chega não tolera mais uma forma demagógica e coronelista de fazer política. Não existem mais segredos diante da Lei de Acesso à Informação, das Redes Sociais e dos celulares que gravam imagens e sons. Agora, realmente os senhores são homens públicos vigiados e cobrados em tempo real. Diante dessa realidade aconselhamos que ao invés de levarem em conta os acordos políticos, observem as cobranças dos cidadãos que estão mais exigentes e intolerantes. Temos a convicção de que nossos governantes são honestos e bem intencionados, mas ainda desatentos à avaliação das ruas. Todos estão desejosos de uma nova atitude quanto à saúde, segurança, educação e infraestrutura.
Sapucaienses, convidamos a todos para que, juntos, exerçamos nosso papel de cidadão e que e seja dado o próximo passo após os protestos. Que a partir de agora sejamos mais presentes e atuantes. Que participemos das seções da Câmara de Vereadores, das audiências do Orçamento Participativo, dos conselhos municipais e das audiências públicas. São estes os locais onde podemos interferir, nos manifestar e colaborar para que os nossos representantes façam o que é o melhor para a nossa cidade. É importante enaltecer as verdadeiras manifestações e repudiar a participação de criminosos vândalos e aproveitadores que tentam sujar um movimento que deve ser exemplo a ser seguido para gerar mudanças.
É hora de lembrarmos que somente nós temos o poder de qualificar a política através do voto. Antes de qualquer eleição informe-se sobre os candidatos, sobre sua capacidade, seus projetos, competência e idoneidade na vida pública. Que a cidadania esteja acima dos interesses de grupos religiosos, empresariais, sindicais e outros mais. A cidadania se legitima a serviço do interesse comum.
Os protestos demonstraram que são vários os problemas que precisam ser atacados e nós empresários, na sua maioria microempresários queremos manifestar a nossa posição. Chega dessa conta de desmandos e corrupções ser repassada para nós. A falta de infraestrutura, a enorme carga tributária, as draconianas leis trabalhistas, a burocracia dos órgãos públicos nos atrasam, nos exploram e fazem com que muitos dos nossos, tombem pelo caminho. Deste modo o Brasil deixará de ser o país do empreendedorismo para ser o berço do funcionalismo público. Não temos nada contra este segmento da sociedade, do contrário, achamos que eles também precisam ser valorizados, porém, o que queremos demonstrar é que diante da insegurança de serem empresários, os nossos filhos estão se preparando para fazer concurso em busca de uma estabilidade profissional, estes jovens são inteligentes e percebem as dificuldades impostas para empreender em nosso país, que massacram os empresários e os obrigam a pagar uma excessiva carga de tributos para manter suas empresas abertas e gerando emprego, continuando assim, logo deixaremos de ser o “País do empreendedorismo”.
Bradamos em voz alta para que a DESORDEM estabelecida no país pela atual política seja substituída pela ORDEM da responsabilidade e do comprometimento para retomarmos nossa caminhada pelo progresso social e econômico.
Associação Comercial Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul – ACIS.