ACIS aguarda posicionamento do Daer sobre obras da RS-118

19/02/2014 14:26

De Secretaria ACIS

Sem Comentários


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acis) de Sapucaia do Sul está preocupada com os rumos das obras de duplicação da RS-118. A apreensão é com a informação de que o Daer não contemplou as sugestões de melhorias propostas pelas entidades e poder público de Sapucaia e Esteio. O assunto foi tema do Programa Pampa na Tarde de quinta-feira (20), que contou com a participação do presidente Idmar Morais e Vice de Relações Institucionais, Ademir Costella.

Segundo o presidente,  das 12 obras indicadas, nenhuma passarela ou passagem de nível foi incluída no projeto, somente 1 viaduto na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca. ”Como pode ser feita a travessia numa rodovia que terá 8 pistas com apenas 1 viaduto de forma segura?”, questiona Idmar.

Em 2012 a entidade apresentou aos órgãos competentes, inclusive ao Governador Tarso Genro, o documento que sugere essas obras e recebeu o apoio necessário para que fossem analisadas pelo Daer. “Em 2013 recebemos a confirmação de que as sugestões foram aceitas, ficamos felizes e surpresos ao mesmo tempo e para nossa surpresa, nada está previsto”, desabafa Costella.

 O acesso ao Distrito Industrial, que irá abrigar cerca de 100 empresas, localizado no Km 6,5 também ficará comprometido, pois é uma exigência da FEPAM. “Como as empresas, funcionários e fornecedores chegarão ao Distrito? A RS-118 é uma avenida entre duas cidades e neste momento fica a preocupação com o tráfego de pedestres e veículos”.

A ACIS vai aguardar um posicionamento definitivo do Daer sobre o futuro das obras e irá acompanhar de perto o andamento do projeto.

 Sugestões das entidades: (ACIS, ACISE, Prefeituras e Câmaras de Sapucaia do Sul e Esteio)

Passagens de nível a serem incluídas:

Km 7,85 –Rua das Hortênsias – Bairro Novo Horizonte

Km 7,0 – Rua Luiz Lopes

Km 5,9 – Em frente ao Distrito Industrial – interligando as pistas laterais

Km 5,2 – interligando as ruas João Fulgêncio e Duque de Caxias ou Km 5,1 interligando as ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva

Km 4,4 – Avenida João Pereira de Vargas

Km 4,0 – Interligando a rua Rio Madeira à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

Km 3,6 – Interligando as avenidas República e Luiz Pasteur

KM 2,8 – Rua São Miguel

Km 2,5 – Rua Tenente Timbaúva

Km 2,1 – Interligando a avenida Luiz Pasteur e rua Arthur Bernardes

Km 1,4 – Ruas São Domingos e São João

Alteração na localização das alças de retorno, previstas para o Km 6,4:

– Transferência da alça de retorno (BR-116) para o Km 8,0 e a que retorna para Gravataí para o km 5,8

– Estender as pistas laterais até o Km0, pois conforme  projeto atual  encerram no Km 5,5.

 

Daer lista o que falta ser feito:

– Entroncamento da RS-118 com a RS-030, próximo à free way, em Gravataí: estudo de projeto que precisa ser implantado;

– Segundo viaduto da RS- 020: precisa ser erguido. Viaduto Coronel Porto Fonseca: é preciso fazer;

– Ponte Arroio Sapucaia: será construído um bueiro quíntuplo celular de concreto 4×4;

– Dutos Transpetro: o projeto feito pela construtora está em análise pelo Daer;

–  Viaduto sobre a Trensurb: está pronto o projeto e está sendo analisado.

Idmar entrevista Rádio Pampa



Sapucaia, 24 de Novembro de 2024

° C

km/h VENTO M�X

Previsão para os próximos dias

Informações meteorológicas fornecidas pelo Google Weather e sujeitas a disponibilidade do seu serviço.