19/02/2014 14:26
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acis) de Sapucaia do Sul está preocupada com os rumos das obras de duplicação da RS-118. A apreensão é com a informação de que o Daer não contemplou as sugestões de melhorias propostas pelas entidades e poder público de Sapucaia e Esteio. O assunto foi tema do Programa Pampa na Tarde de quinta-feira (20), que contou com a participação do presidente Idmar Morais e Vice de Relações Institucionais, Ademir Costella.
Segundo o presidente, das 12 obras indicadas, nenhuma passarela ou passagem de nível foi incluída no projeto, somente 1 viaduto na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca. ”Como pode ser feita a travessia numa rodovia que terá 8 pistas com apenas 1 viaduto de forma segura?”, questiona Idmar.
Em 2012 a entidade apresentou aos órgãos competentes, inclusive ao Governador Tarso Genro, o documento que sugere essas obras e recebeu o apoio necessário para que fossem analisadas pelo Daer. “Em 2013 recebemos a confirmação de que as sugestões foram aceitas, ficamos felizes e surpresos ao mesmo tempo e para nossa surpresa, nada está previsto”, desabafa Costella.
O acesso ao Distrito Industrial, que irá abrigar cerca de 100 empresas, localizado no Km 6,5 também ficará comprometido, pois é uma exigência da FEPAM. “Como as empresas, funcionários e fornecedores chegarão ao Distrito? A RS-118 é uma avenida entre duas cidades e neste momento fica a preocupação com o tráfego de pedestres e veículos”.
A ACIS vai aguardar um posicionamento definitivo do Daer sobre o futuro das obras e irá acompanhar de perto o andamento do projeto.
Sugestões das entidades: (ACIS, ACISE, Prefeituras e Câmaras de Sapucaia do Sul e Esteio)
Passagens de nível a serem incluídas:
Km 7,85 –Rua das Hortênsias – Bairro Novo Horizonte
Km 7,0 – Rua Luiz Lopes
Km 5,9 – Em frente ao Distrito Industrial – interligando as pistas laterais
Km 5,2 – interligando as ruas João Fulgêncio e Duque de Caxias ou Km 5,1 interligando as ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva
Km 4,4 – Avenida João Pereira de Vargas
Km 4,0 – Interligando a rua Rio Madeira à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
Km 3,6 – Interligando as avenidas República e Luiz Pasteur
KM 2,8 – Rua São Miguel
Km 2,5 – Rua Tenente Timbaúva
Km 2,1 – Interligando a avenida Luiz Pasteur e rua Arthur Bernardes
Km 1,4 – Ruas São Domingos e São João
Alteração na localização das alças de retorno, previstas para o Km 6,4:
– Transferência da alça de retorno (BR-116) para o Km 8,0 e a que retorna para Gravataí para o km 5,8
– Estender as pistas laterais até o Km0, pois conforme projeto atual encerram no Km 5,5.
Daer lista o que falta ser feito:
– Entroncamento da RS-118 com a RS-030, próximo à free way, em Gravataí: estudo de projeto que precisa ser implantado;
– Segundo viaduto da RS- 020: precisa ser erguido. Viaduto Coronel Porto Fonseca: é preciso fazer;
– Ponte Arroio Sapucaia: será construído um bueiro quíntuplo celular de concreto 4×4;
– Dutos Transpetro: o projeto feito pela construtora está em análise pelo Daer;
– Viaduto sobre a Trensurb: está pronto o projeto e está sendo analisado.