7/07/2014 22:57
Vice-presidente de Marketing – Rudinei Chapuis Leite
Você vai ao mercado comprar palha de aço, ou “Bombril”? Faz a barba com lâmina de barbear ou “Gillete”? Compra macarrão instantâneo ou “Miojo”? Brincadeiras à parte, a fixação da marca de uma empresa ou negócio na mente do consumidor é um fator de extrema importância na decisão de compra. Mesmo em uma cirurgia de amígdalas, você não gostaria de ler um cartaz com a frase: “Errar é humano” no bloco cirúrgico.
Tudo o que estiver agregado à marca, como o logotipo, a padronização de cores, os slogans, os jingles, enfim, todo o suporte de marketing e publicidade que envolve um negócio deve ser minuciosamente planejado, pois a marca e a imagem de um negócio são vitais para o sucesso.
Marcas fortes geram confiança, o que é particularmente importante no caso do e-commerce, mas mais importante do que ser uma marca lembrada é ser percebida como uma marca relevante para o consumidor, fator que pode resultar num atalho para o fechamento de uma venda. Enquanto uma marca desconhecida irá encontrar muitas barreiras e desconfiança na mente de quem compra, uma marca lembrada é como alguém da família.
Além disso, a marca de uma empresa corresponde hoje ao seu bem mais precioso e seu valor está diretamente relacionado à como os stakeholders a percebem e se relacionam com ela. Nesta nova era do consumidor, em que as corporações estão sujeitas ao monitoramento constante de seu público-alvo, é imprescindível zelar pela marca com o objetivo de garantir o crescimento sustentável dos negócios.
Neste novo cenário é fundamental contar com políticas que visem à Qualidade e Eficiência, porque todas as esferas da companhia ganham igual importância como uma nova aliada ao posicionamento estratégico do negócio.